Qual o seu Propósito? Por que e pelo que você trabalha?
Existem pelo menos duas perguntas que deveriam ser respondidas por cada um de nós antes que pensássemos em constituir uma família, montar um negócio, conseguir um emprego ou qualquer decisão importante para nosso futuro. A primeira é: Quem sou eu? E a segunda: Por que estou aqui? Talvez você encare essas perguntas como uma bobagem, algo simples; talvez entenda a importância que cada uma tem e o quanto são decisivas para nossas vidas. Mas, independente do que você pensa sobre essas perguntas, é capaz responder a elas?
Se for capaz de responder, está próximo de descobrir ou já descobriu seu propósito. Essa é uma das maiores descobertas que você precisa fazer em sua vida. Por que? Porque caso não saiba que propósito é esse, sua vida não tem sentido algum. Estará perdido mesmo acreditando que sabe o caminho.
Bom, o que é Propósito? Procuro responder a esta pergunta em meu livro O Profissional Incomum. Gostaria de compartilhar com vocês um trecho do livro que acredito ser de grande importância para sua vida pessoal e profissional.
Propósito é a intenção original; é o desejo da mente, nasce com você. É por isso que você não decide seu Propósito, você o descobre. Propósito é a razão por que algo foi criado, é o motivo para começar uma criação. O porquê de algo existir é chamado Propósito. Ele é o início de qualquer projeto ou ideal.
Se não sabe o Propósito de algo existir, por que comprá-lo, usá-lo, propagá-lo, promovê-lo? Se não sabe ou não entende o porquê de algo existir, não irá ou não saberá usá-lo; isso inclui sua própria vida.
O Dr. Myles Munroe afirma que a grande tragédia da vida não é a morte, mas viver uma vida sem Propósito. É estar vivo e não saber o porquê. Pensando sobre a vida profissional, o Propósito é a razão original pelo que trabalha, é a finalidade da sua profissão, o porquê de se levantar todos os dias. Se não sabe o Propósito de sua vida profissional, seu trabalho é um fardo, jamais um ideal, nunca uma alegria.
Qualquer pessoa que trabalha de acordo com seu Propósito tem um brilho especial, uma alegria difícil de explicar, é feliz porque sabe a razão de trabalhar, sabe que está dentro daquilo que nasceu para fazer. Ela pode não receber as maiores recompensas ou os melhores salários, pode enfrentar problemas e dificuldades, mas é feliz e realizada pelo que faz. Quantas vezes você não viu uma boleira ser feliz pelo simples fato de poder fazer bolos ou um motorista de caminhão afirmar que nada o faria mais feliz que viajar dentro de sua boleia? Seus comportamentos, contentamentos e alegria revelam seus Propósitos. Observe o cuidado que eles têm com suas ferramentas de trabalho. Já viu um caminhoneiro que está dentro do seu Propósito, falando de seu caminhão? Ele o trata como um ser vivo, tem um carinho especial pelo seu instrumento de trabalho. Fala das estradas com contemplação, saudade e amor. Para ele, ser tirado de seu caminhão e da estrada é o pior castigo, uma desilusão. Não importa se trabalha para uma grande multinacional, uma empresa pequena ou em seu próprio caminhão, nem o tipo de carga que transporta. É possível ver alegria nele pelo simples fato de estar dentro do seu Propósito. Isto não significa que ele não queira crescer, buscar uma melhor empresa e melhores rendimentos, lógico que deve sempre querer algo melhor, entretanto, o melhor deve estar dentro do seu Propósito, caso contrário, mesmo com maior remuneração, não será realizado e feliz por não encontrar significado em sua vida profissional.
Pense nisso, sem Propósito, sem felicidade; sem Propósito, sem sentido; sem Propósito, sem saber pelo que vale a pena lutar.
Você precisa responder com facilidade: qual o seu Propósito, por que e pelo que trabalha.